quarta-feira, 18 de março de 2009

O que é um Blog


Um blog, também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como
diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas com o seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atractivos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de
HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.A sala de aula é testemunha do impacto que os blogs causaram na vida de milhões de pessoas nos últimos anos. Não mencioando a sala de aula tradicional, com lousa, giz e cadernos de arame, mas de um novo modelo adaptado ao contexto da sociedade em rede.A utilização dos blogs na sala de aula tem vindo a ser discutida. As experiências compartilhadas não deixam dúvidas de que, SIM, os blogs são uma ferramenta pedagógica valiosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário