quarta-feira, 29 de abril de 2009

Robobraille


O Robobraille é um serviço gratuito, funciona a partir de um e-mail, capaz de traduzir um texto em Braille e em gravações de áudio, está ajudando a eliminar o hiato da exclusão digital para pessoas com deficiências visuais e auditivas, dando-lhes acesso rápido e fácil a livros, artigos de notícias e páginas da web.
Convertendo texto em Braille e áudio
Desenvolvido por pesquisadores europeus, o RoboBraille oferece uma solução única para o problema da conversão de texto em Braille e áudio, sem a necessidade de que os usuários operem programas complicados.
O resultado é o RoboBraille, um serviço que não exige nenhuma capacidade com um computador além de saber enviar um e-mail.
Os usuários simplesmente anexam o texto que eles querem traduzir, formatado num dos inúmeros formatos reconhecidos, de texto comum e documentos do Word a textos em HTML e XML. Então envia-se o e-mail com o texto para o servidor do RoboBraille.
Programas especiais, conhecidos como agentes de software, começam então automaticamente o processo de tradução do texto em Braille ou a sua conversão num arquivo de áudio por meio de um programa de vocalização.
O usuário então recebe a tradução de volta no seu e-mail, que pode ser enviado para uma impressora Braille ou um display tátil, um dispositivo conectado ao computador com uma série de pinos que são levantados ou baixados para representar caracteres Braille.
O RoboBraille actualmente consegue traduzir textos escritos em inglês, holandês, italiano, grego e português para Braille e voz. O serviço também consegue lidar com vocalização em francês e lituano.

Sem comentários:

Enviar um comentário